sábado, 13 de junho de 2020

CHÁ DE TROMBETA

Nome científico: Brugmansia suaveolens 

Nome popular:  flor canudo, flor de saia branca, flor trombeteira ou ainda o diferente nome de zabumba.
A trombeta de anjo, no entanto, é muito conhecida nos dias de hoje por suas propriedades alucinógenas, sendo assim ela pode causar muitos efeitos, alguns benéficos e outros maléficos aos seus usuários. Há algumas aplicações medicinais atribuídas a elas, em doenças tais como o mal de Parkinson e também nos casos de infecções urinarias, entre outras aplicações, mas a indicação é que somente se use essa planta em caso de receita médica, e no caso em que ela tenha uma função clara e definida quanto aos efeitos que por sua vez são desejados.
Utilizada desde a antiguidade a planta foi citada em “A Odisséia” de Homero. A história conta que Ulisses foi até a ilha onde morava a ninfa Circe, e essa deu à tripulação uma poção para beberem e esquecerem de sua terra natal. As plantas desse gênero possuem compostos com propriedades alucinógenas.
Benefícios e propriedades
Apesar de possuir efeitos alucinógenos, a planta é anticolinérgica com uma substância ativa conhecida como escopolamina, além da atropina e hiosciamina. Estas são usadas para o tratamento de asma e de Mal de Parkinson. Com propriedades narcóticas, as propriedades da planta são recomendadas para tratamento do sistema nervoso, nevralgias e convulsões e, para aplicação externa, é indicada para reumatismo. Além disso, foram encontradas aplicações para tratamento de distúrbios intestinais, infecções urinárias, problemas cardíacos, entre outras.
O consumo da infusão traz alivio para os espasmos musculares, broncodilatação, entre outros benefícios.
Importante para a medicina
No Brasil também chamada de lírio, pode ser encontrada por denominações como canudo, saia branca, trombeteira ou zabumba. Citada como um anticolinérgico, possui substâncias como a escopolamina e a atropina, que provocam efeitos diferentes sobre o corpo humano.
Assim, pode ser um alucinógeno, mas suas aplicações médicas vão do combate a problemas no sistema digestivo ou gastrointestinais até cólicas, Mal de Parkinson, asma, problemas cardíacos ou infecção urinária.
Para muitas tribos indígenas da América do Sul e da Ásia, o chá de trombeta era utilizado em rituais religiosos ou festividades diversas como alucinógeno. Há muitos relatos sobre isso. Em outras tribos, em doses maiores, era aplicado a inimigos vencidos antes de estes serem sacrificados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO