FOLHAS DE ÁGUA – EWE OMI
As plantas aquáticas são plantas que se adaptaram para viver em ambientes aquáticos, seja em água salgada ou água doce. Elas também são referidas como hidrófitas ou macrófitas. Uma macrófita é uma planta aquática que cresce dentro ou perto da água e pode ser emergente, submergida ou flutuante, e inclui helófitos, que é uma planta que cresce no pântano, parcialmente submersa na água, de modo que se regride a partir dos botões abaixo da superfície da água.
Em lagos e rios, as macrófitas fornecem cobertura para peixes e substratos para invertebrados aquáticos, produzem oxigênio e atuam como alimento para alguns peixes e animais selvagens.
TIPOS DE PLANTAS AQUÁTICAS
EMERGENTE
Uma planta emergente é aquela que cresce na água, mas que também pode aparecer na superfície de modo que é parcialmente terrestre. Coletivamente, essas plantas são conhecidas como vegetação emergente.
Este hábito pode ter se desenvolvido porque as folhas podem fotossintetizar ( fazer fotossíntese) mais eficientemente acima da sombra da água turva e de outras plantas submersas, mas muitas vezes, a principal característica aérea é a flor e o processo reprodutivo relacionado. O hábito emergente permite a polinização pelo vento ou por insetos voadores.
Existem muitas espécies de plantas emergentes, entre elas, as espécies Cyperus papyrus, Typha e arroz selvagem. Estes podem ser encontrados crescendo em pântanos, mas geralmente em menos quantidade devida à competição de outras plantas. Algumas espécies, como a salgueirinha, podem crescer na água como plantas emergentes, mas são capazes de florescer em pântanos ou simplesmente em solo encharcado.
FLUTUANTE COM FOLHAS
As macrófitas de folhas flutuantes possuem um sistema radicular ligado aos substratos ou ao fundo do lago e do córrego e com folhas que flutuam na superfície da água. As macrófitas de folhas flutuantes comuns são nenúfares, plantas que crescem em águas paradas ou de movimentação lenta da família Nymphaeaceae e espécies da família Potamogetonaceae.
SUBMERSAS
As macrófitas submersas crescem completamente sob a água, com raízes ligadas ao substrato como, por exemplo, Myriophyllum spicatum uma espécie de planta com flor pertencente à família Haloragaceae ou sem qualquer sistema radicular como, por exemplo, Ceratophyllum demersum, muito utilizada no cultivo da planta aquática em aquários plantados.
FLUTUANTES
Macrófitas flutuantes são plantas aquáticas que são encontradas suspensas na superfície da água com a raiz não aderida ao substrato ou sedimento ou fundo do corpo d’água. Elas são facilmente sopradas pelo ar e fornecem terreno fértil para insetos como o mosquito. Exemplo inclui a Pistia Stratiotes comumente chamada de alface, repolho ou repolho do Nilo.
EXEMPLOS DE PLANTAS AQUÁTICAS
Embora nem todos os nomes de plantas aquáticas estejam na lista, você pode conhecer algumas das espécies mais interessantes ou conhecidas.
Saururus cernuus
Micranthemum umbrosum (J.F. Gmel.) S.F. Blake
Nymphaea sp
Lentilhas da água
Canna x generalis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO