Nome Yoruba: Ewe Owé ide
Nome Científico – Coffea arabica L.
Sinônimos – Cafeeiro, Cafeiro
Classificação – Morna ou Equilibradora
Função – Fortalecer, Manter, Começar, Originar, Despontar
Orixás – Ossayin
Cor Energética – Verde escuro, Azul escuro
INDICAÇÕES – Suas folhas em banhos e defumações trazem equilíbrio ao campo astral masculino, sendo para o homem o que a artemísia é para a mulher.
Seu campo “energo-magnético” é diretamente proporcional à vibração “da matéria”, portanto associado a esse astral masculino e à vibração de prosperidade.
A defumação com folhas de café é excelente para casas comerciais. As benzedeiras antigas costumavam colocar, ou assoprar, pequenos punhados de pó de café e açúcar nos cantos das casas que gostariam que fossem vendidas ou alugadas.
Exerce limpeza astral leve e auxilia na firmeza de propósito, sendo recomendado seu uso antes de estudos profundos e dedicados, por exemplo, antes de “virar” a noite estudando ou preparando um trabalho complexo que exija atenção e dedicação, um bom banho de folhas de café é bem-vindo.
CARACTERÍSTICAS – A planta do café pertence à família das Rubiaceas, gênero Coffea e engloba diversas espécies (cerca de 60). O cafeeiro é um arbusto originário das terras altas etíopes, no entanto, atualmente é cultivado em toda a região tropical do planeta.
Como o nome de sua família indica, uma de suas características mais visíveis são seus frutos, que se tornam geralmente vermelhos quando maduros, assemelhando-se a rubis.
PROPRIEDADES MEDICINAIS – O chá das folhas do cafeeiro tem ação analgésica, antidepressiva, digestiva, estimulante, revigorante e tônica.
PARTE UTILIZADA – Folhas
USO CULINÁRIO – Dos grãos secos, torrados e moídos do fruto do cafeeiro obtém-se a matéria prima para uma das bebidas mais consumidas no mundo todo: o Café. Possui aroma e sabor intenso e peculiar, normalmente é servido quente, mas pode ser servido frio ou gelado e ser usado como ingrediente em receitas doces e salgadas.
De acordo com o pessoal do news.com.au, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nova bebida que combina as propriedades do café e do chá, ou seja, um autêntico “chafé”. Segundo a publicação, se trata de um chá feito com folhas de café que é mais saudável do que as outras duas bebidas.
Conforme explicaram os pesquisadores — dos Reais Jardins Botânicos de Kew, de Londres, e de Montpellier, na França —, a bebida feita com as folhas de café é muito mais saudável do que a feita com os grãos. Os cientistas encontraram nas plantas altos níveis de um composto de ação anti-inflamatória — a mangiferina —, conhecido por reduzir o colesterol e o risco de desenvolvimento do diabetes, além de proteger os neurônios.
Além disso, as folhas também apresentam altos níveis de antioxidantes, que são conhecidos por ajudar a combater o câncer, doenças cardíacas e o diabetes. E as propriedades medicinais não foram as únicas características elogiadas: o sabor do “chafé” foi descrido como bem agradável, sendo menos amargo do que o do chá e menos encorpado do que o do café.
Albert Szint Györgyi, “o que garante a existência da vida é uma pequena corrente mantida pela luz solar” Resumindo o grande mistério da evolução, que até hoje vários estudos foram feitos para tentar montar este imenso quebra-cabeça. Todos os seres vivos, desde o mais simples como as células até as mais complexas como os animais,as plantas também possuem uma longa história. com estas palavras podemos dizer também: Kosi Ewé, Kosi Òrìsà (Não tem folha, não tem Orixá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO