sábado, 5 de outubro de 2019

EWE JOBÓ e LÀTÓRIJÉ

EWE JOBÓ e LÀTÓRIJÉ

NEVES

Nomes Populares: Alfazema-de-caboclo, Alfazema-brava, Macaé, Mercúrio-do-campo, Poejo-do-brejo.

Nomes Científicos: Hyptis pectinata (L.) Poit., Lamiaceae; Nepeta pectinata L.; Clinopodium imbricatum Vell.

Orixá: Oxalá.

Elementos: Ar/feminino.

Considerada uma planta pantropical, esta espécie de hyptis ocorre amplamente nas Américas, desde o México até o Sudeste brasileiro.
Conhecida também pelo nome jejê-nagô làtórijé, essa planta é atribuída a Oxalá. Entra nos rituais de iniciação e em banhos purificatórios de todos os adeptos.
Na África é conhecida entre os iorubas pelos nomes jógbó e olátorije (Verger 1995:682)
Na medicina popular é empregada como estimulante, sudorífera e béquica.
Planta da família das labiadas, também conhecida como erva sagrada, hissopo das farmácias.
O hissopo á uma planta perene, com um caule central herbáceo pode chegar a até 60 cm de altura.
Folhas finas e pontiagudas, sésseis.
As flores tubulares azuis e pequenas, crescendo das axilas superiores da folha.
A fruta contém quatro pequenas castanhas, cada uma contendo uma semente.
O hissopo e bastante similar em aparência a outros membros da família da menta. A planta e seu óleo volátil possuem aroma forte parecido com o odor característico da cânfora.
De entre os remédios mais divulgados em medicina popular, o hissopo era utilizado para tratar a asma e as afecções brônquicas e pulmonares.
É cultivado à escala industrial para uso farmacêutico. Serve ainda para aromatizar licores e aperitivos e, em cosmética, para preparar uma loção refrescante para as pálpebras e tonificante para a pele. Com 17 outras plantas, faz parte da composição do chá-suíco
Nome popular: Alfazema de Caboclo
O hissopo é uma planta que pode atingir de 20 cm a 1 m de altura, com flores que podem ser de cor violeta, rosa ou branca. Bastante apreciada como planta ornamental em jardins, sendo que suas flores atraem abelhas e borboletas, é também uma planta cultivada para fins medicinais e para o uso de suas folhas e flores como tempero. Seu sabor é forte e algo amargo, apresentando um intenso e agradável aroma de menta, o que faz com que suas folhas sejam usadas apenas em pequenas quantidades em saladas ou como tempero para outros pratos. Alguns apicultores também cultivam a planta para alimentar suas abelhas, que assim produzem um mel aromático de sabor distinto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO