sábado, 11 de novembro de 2017

ÈWÉ OSÀ-OIYNBÓ ÈWÉ OROBO NLA

Nome científico: Citrus limettioides Tanaka
Nome popular: Laranja lima
Nome yorubá: ewe osàn-oiynbó; ewe orombo nlá
A laranja na verdade não é propriamente uma fruta natal ou nativa desde os primórdios da evolução. Na verdade, ela é oriunda do cruzamento do pomelo com a tangerina durante a Antiguidade. Oriunda da Índia e o sudoeste do Himalaia aonde era chamada de "narang", aonde cresce misturada a grande vegetação, foi introduzida na Europa através dos portugueses. Quando passou a ser cultivada pelos franceses, recebeu o nome de "orange", vocábulo também adotado pelos ingleses. O nome "orange" da da palavra francesa "or" que significa ouro, ou seja, "cor de ouro".
Hoje em dia, a laranja é conhecida em todo mundo, sendo muito cultivada princialmente em países tropicais, recebendo também a alcunha de fruta tropical juntamente com a banana e outras frutas de cores vivas e sabores exóticos. Rica fonte de vitamina C, a laranja ainda é rica em vitaminas do complexo B, principalmente tiamina, minerais tais como sódio, magnésio e potássio, sendo que a lima, possui menor de teor de potássio, sendo indicada portanto como opção de fruta a pacientes renais.
A nível ritualístico, a laranja é muito utilizada em mesa de Caboclos, sendo sua utilização para Orixás, acredito eu, devido a sua acidez típica. Entretanto, a laranja lima, está ligada ao Orixá Omolu/Obaluayê, Oxum, Ossain e Oxossi. Entretanto, percebo por parte de alguns, uma certa resistência em ofertar essa fruta em agrados para orixás ora pela sua acidez, falando de laranja num contexto geral (o que não se observa na laranja lima) ora pela sua casca que quando espremida solta um chamado "veneno", apelidado pelos mais antigos.
O mistério da laranja, especialmente da laranja lima que é mais adocicada e menos ácida, portanto mais palatável até ao "paladar" dos orixás, pois segundo os mais antigos, não se oferece nada azedo ou amargo a Orixá (pelo menos na minha raíz) esta fruta está ligado intimamente com o fator SORTE e PROSPERIDADE.
Banhos da folha de laranja lima podem atrair sorte e tem o poder de positivar, principalmente os filhos de Obaluaiyê. O mistério desta ewe está em crescer no meio dos espinhos, não se furar e ainda exalar inebriante e encantador perfume, sem falar do mistério da proteção de ancestralidade que essa folha trás. Essa folha também melhora e ajuda a canalizar a relação do médium/pessoa/elegun com o seu passado, com a sua ancestralidade, recaindo as bençãos dos seus èsá sobre si (desde que a ancestralidade esteja bem cuidada, é claro).
As flores de laranjeira, seja da lima ou de outros tipos pertence diretamente e principalmente a Oxalá, principalmente em caminho de Babá Ajalá, Ori e também por Oxum, da qual se faz a "água de flor de laranjeira", muito utilizada como propriedades calmantes tanto a nível fitoterápico, quanto a nível ritualístico. Seus espinhos pertencem a Exu e podem ser utilizados em trabalhos maléficos para tirar a paz e o sono de inimigos. Axé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO