sexta-feira, 21 de abril de 2017

ÈWÉ KIKÀ - IGÌ ÌYEYÈ

Ewé Kiká - Igí Ìyeyè
Nome científico: Spondias dulcis.
Curiosidades sobre o Caja e o Cajá - Manga
No Ketu em Geral o Caja Manga é interdito dos filhos de Osossi e Ogun
No ijexa e no Vodum é interdito de todos os Orixas sem excessão.
Aliás em sua maioria o Cajá é evitado.
Se me perguntarem: Olossanyin, você usa qual dessas folhas de Cajá?
Eu uso o Caja tradicional que é a da Cajazeira de fruto pequenos.
Porque não usa a outra?
Enquanto aprendiz de folha (porque sempre serei), só ultilizo e falo com propriedade da folha que foi colocada em minha mão pelo mais velhos (passada oralmente: Esta folha é de tal Orisa, tem isso e isso pode se fazer isso e isso.)
Da folha de Cajá mangá, nem sequer me foi apresentado, só dito " Por equanto somente use está.....".....A outra que vai apresentar é Ossanyin.
Mas a folha é interdito?
NÃO.... a fruta é um interdito....Logo pode também ser usada em banho...
O homem que vende minhoca plantou uma nim, árvore medicinal indiana, no que ainda é minha esquina.
Nim é da mesma ordem que a cajazeira mas são de famílias diferentes; por isso digo "primos em segundo grau". Se bem me lembro a nim está sozinha em sua família, é filha única.
Pobre da nim, não gosta da atroz seca que nos assola e perde muitas folhas, que amarelecem no meio do galho. Eu a tenho regado e constatei comportamento parecido  com o do cajá, foi aí que Santa Wikipedia me revelou o que acabo de dizer. São parentes.
Ignoro o que signifique em hindi o termo nim. Mas vejam que interessante o trecho da jornalista afegã Saira Shah; ela é falante de idioma da mesma família qu o hindi. e o persa. Primas todas estas em primeiro grau.
"... (A rainha, distraída, comeu só metade da maçã encantada que deeria ajudá-la a engravidar.) Nove meses depois, rainha deu à luz um menino. Ele tinha um olho, uma orelha, um braço e uma perna e saltava por toda parte. Por isso o chamaram de Nim, o que em persa siginfica a metade."
Qualquer praticante de religião de base africana terá pensado no orisá Ossyin, que detém o segredo das folhas e é o orisá da cajazeira. Ele, no mito, só tem meio corpo.
Talvez por isso, as plantas precisem tanto de nossos cuidados. Somos a outra metade delas, e amiúde esquecemos disso.
Mas como há mais de uma forma de ver a verdade, a metade que falta ao corpo de Ossayin pode ser a  nim, isolada pela Atlântico do cajá-manga e agora aproximada por obra e graça do acaso.
Cuide de todas as suas metades, ou a sua integridade se dissolverá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO