sábado, 5 de outubro de 2019

EWE ERÉ TUNTÚN

EWE ERÉ TUNTÚN

HORTELÃ-DE-ÁGUA

Família: Labiatae/Lamiaceae
Outros nomes vulgares: citrata, hortelã-da-ribeira, hortelã-dos-ribeiros, hortelã-pimenta-bastarda, hortelã-vulgar, menta-de-água, mantastro, sandalos.
Características Gerais: Planta herbácea, perene que pode chegar a atingir os 80 cm de altura e que é facilmente reconhecida pela inflorescência terminal densa e globular com quase 2 cm de comprimento, constituída por flores lilases, brancas ou rosadas. É estolhosa, aromática, subglabra a tomentosa. As folhas são ovais ou lanceoladas, geralmente truncadas na base, pecioladas e serradas. O cálice tem dentes estreitos e os estames são mais altos que a corola. Os frutos são mericarpos castanhos.
Floração: De Julho a Outubro.
Habitat: Lugares húmidos, margem dos rios, vales, cursos de águas estagnadas.
Distribuição: Noroeste ocidental, Centro-Oeste arenoso, Centro-Norte, Centro-Sul e Sudoeste de Portugal.
Curiosidades: A Mentha aquatica L. é muito variável quanto ao porte, forma das folhas e indumento, sendo por isso reconhecidos várias subespécies, das quais algumas retêm os seus caracteres em cultura. É ligeiramente aromática.Orixás: Oxum e Iemanjá.
Elementos: Água/feminino.
Planta aromática do gênero mentha, encontrada espontaneamente ou cultivada nos lugares úmidos em áreas tropicais.
De cheiro agradável, a levante miúda é usada nos rituais jêje-nagôs sempre em combinação com outras ervas, tanto em banhos purificatórios , quanto em “defumadores para atrair coisas boas”. Por ser uma folha utilizada para diversos orixás, “muitos pais-de-santo acham que ela pertence a Oxalá”; todavia, é com mais frequência atribuída a Oxum, o que a torna “uma planta de uso não aconselhado para as pessoas de Obá”, pois na África, estas Iabás são representadas por dois rios que, quando se encontram,as águas ficam tempestuosas, fenômeno ligado ao mito em que Oxum e Obá guerrearam pelo amor de Xangô. O eré tuntún é indicado, ainda,
Para compor o amassi empregado na preparação dos búzios usados para fazer previsões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO