sábado, 5 de outubro de 2019

EWE ÈKELÈYÍ

EWE ÈKELÈYÍ

Nomes Populares: Maravilha, Jalapa, Batata-de-purga, Batata-de-jalapa, Pó-de-arroz.
Nomes Científicos: Mirabilis jalapa L., Nyctagninaceae; Mirabilis odorata L.; Admirabilis peruana Nieuwl.; Mirabilis dichotoma L.; Jalapa dichotoma (L.) Crantz.;Nyctago mirabilis  D.C.
Orixás: Orumilá, Ewá e Oiá.
Elementos: Ar/feminino.
Originária do México, a maravilha ocorre, nos dias atuais, em diversas áreas de clima tropicais nos vários continentes. No Brasil, principalmente do Nordeste ao Sul, é encontrada espontaneamente ou cultivada em jardins como planta ornamental e medicinal.
Nos candomblés jejê-nagôs brasileiros, a maravilha é atribuída a Oiá,e, em Cuba, é considerada uma planta própria de Obatalá, Yewá e também Oiá (Cabrera1992:486).
Esta planta, na África, é utilizada ritualisticamente como defesa contra feitiços e, segundo Verger (1995:697) conhecida pelos nomes iorubas tannáposó, òdòdó elédè, tannápakú, tannátanná, tannápowó e tanná pa osó.
Popularmente, emprega-se o pó das sementes juntamente com o sumo de limão para combater as sardas. O sumo das flores debela as dores de ouvido provenientes de mudança de temperatura. As raízes conhecidas popularmente como batata-de-jalapa são recomendadas nos casos de cólicas abdominais, diarreias, disenterias, hipropisias, leucorréias e sífilis.
De acordo com Spellenberg (2001) é uma espécie ornamental popular nativa do México, e tornou-se naturalizada em diversas regiões temperadas e tropicais do mundo. No Brasil também é cultivada como ornamental e facilmente escapa das áreas cultivadas, tornando-se ruderais e espontâneas. Na Flora Brasiliensis tratada por Schmidt (1872) inclui a informação de Eichler que apontou que raízes de Mirabilis jalapa já eram utilizadas na medicina popular como emético e também em tratamentos de hidropsias, diabetes e em leucorréias.
A maravilha é um belo arbusto perene, muito florífero e de raízes tuberosas. Apresenta caule ramificado, ereto e de textura herbácea, com cerca de 70 cm de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, verdes e com nervuras mais claras. As flores são em forma de trombeta, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos e apresentam as mais variadas cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho, inclusive manchadas e listradas. Elas desabrocham em dias nublados ou à noite e permanecem abertas pela manhã, atraindo insetos, seus polinizadores. A floração ocorre na primavera e verão.
A maravilha é uma planta muito rústica e fácil de cultivar. Presta-se para a formação de maciços, bordaduras e conjuntos, assim como pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas. Apresenta folhagem de aspecto denso e bonito, mesmo que esteja sem flores. As flores acrescentam um colorido vibrante ao jardim e exalam um perfume suave. É habitual plantá-la próximo às portas e janelas. Como é resistente à salinidade, também podemos aproveitar esta florífera em jardins litorâneos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO