Nome popular: erva capitão
Nome científico: Hydrocotyle leucocephala.
Orisá: Sangó.
Uma planta rasteira da família das Apiaceaes, também conhecida popularmente como cicuta-falsa, erva-capitão, erva-capitão-da-miúda, orelha-de-onça-rasteira.
A planta possui folhas que lembram um coração (ou uma pata de cavalo, popularmente falando), que variam entre 4 e 6 centímetros de diâmetro. Suas flores são brancas, pequenas, dispostas em umbelas (guarda-chuvas).
É bastante encontrada em regiões de clima úmido e quente, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas também pode ser encontrada por todo o Brasil. Da acariçoba-miúda se aproveita toda planta, que costuma florescer no mês de setembro.
Propriedades terapêuticas
A raiz da acariçoba-miúda é utilizada, na medicina popular, como diurética, como desobstruente do fígado, aperiente (que estimula o apetite), e tônica para aumentar a energia do corpo. O suco da planta também é utilizado no combate às sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em forma de pasta, serve como masticatório (que estimula a salivação). Outros usos medicinais da planta são para tratar outras diversas doenças de pele.
Formas de uso
No uso externo, usa-se a planta inteira cozida para clarear sardas e outras manchas; no uso interno, usa-se apenas o cozimento de sua raiz, para casos de afecções do baço, fígado e intestino, diarreia, hidropisia, reumatismo e etc.
Como utilizar a acariçoba-miúda?
Uso Interno
A decocção (cozimento) da raiz, por cerca de 10 minutos, serve para afecções do baço, fígado e intestino, diarreia, hidropisia e reumatismo. Das folhas não se faz uso interno, pois são venenosas.
Uso Externo
Exteriormente se usa o decocto da planta inteira para combater as sardas e outras manchas da pele. As dermatoses também já citadas – erisipelas, escrófulas, sífilis, morfeia – são combatidas desta forma. Prepare o chá utilizando 50 gramas da planta para 1 litro de água. Após isso, friccione no local afetado.
Cuidados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO