ÉWÉ ÁBÁRÁ OKÉ
Nome científico: Vanilla planifolia
Nome popular: folha de baunilha de nitre.
Elemento: ar
Características
Arbusto escandente, epifítico.
Esta espécie de ampla distribuição, grande variabilidade e de múltiplos sinônimos, pode ser reconhecida entre as Vanilla por apresentar caules grossos e quebradiços; labelo claramente trilobado, mais curto ou do mesmo comprimento que as sépalas; grandes folhas carnosas de base larga, oblongas, com margens amareladas e extremidade abruptamente aguçada, medindo até de 22 por 6,5 centímetros; e grandes flores verde-amareladas com sépalas medindo até 6,5 centímetros de comprimento com extremidade levemente aguçada.
Flexível e pouco ramificada, a liana da baunilha, também chamada «baunilheira», desenvolve-se por crescimento do gomo terminal, formando longos talos que podem lançar-se em busca de suporte por mais de dez metros. Se o caule se partir, os pedaços que caem no solo criam raízes facilmente, o que permite a propagação da planta, quer na natureza quer em cultivo.
Folhas
Alternadas, sésseis; dispõem-se de maneira alternada de cada lado do caule.
São planas, inteiras, ovais com ponta aguçada, cerca de três vezes mais compridas que largas e podem medir até 15 cm.
O caule e as folhas são verdes, profusamente cobertos de um suco transparente e irritante que provoca na pele queimaduras e irritação persistentes.
Na zona da bainha das folhas, surgem muitas vezes raízes aéreas que permitem à planta agarrar-se ao seu suporte ou a uma estaca ganhar raízes.
Flores
Inflorescência em racemos de flores amareladas.
As flores, agrupadas em oito ou dez, formam pequenos racemos de inflorescências axilares. De cor branca, esverdeada ou amarelada, possuem a estrutura clássica de uma flor de orquídea.[5]
Frutos
A fecundação natural requer a intervenção de insetos especializados, apenas presentes nas florestas densas donde a baunilha é originária na América Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO